Fisioterapia em oncologia

O câncer de mama, tumores ginecológicos e tumores de cabeça e pescoço apresentam bons prognósticos quando detectados precocemente. No entanto, o tratamento cirúrgico em virtude da dimensão , bem como da retirada de linfonodos, e o tratamento clínico, principalmente pela radioterapia, poderão trazer algumas complicações que podem afetar a qualidade de vida do paciente nos aspectos físicos, sociais e emocionais.
A Fisioterapia desempenha um papel importante tanto no processo de prevenção quanto no de reabilitação e as principais disfunções relacionadas ao tratamento oncológico em que pode atuar são: dor, limitação da amplitude de movimento articular, linfedema, parestesia, aderência, síndrome da rede axilar,mucosite, fadiga, alterações posturais, entre outros.

Todas essas complicações são fatores limitantes que impactam negativamente na qualidade de vida do paciente, porém a instituição de um programa de fisioterapia direcionado e individualizado é capaz de prevenir e/ou minimizar tais sequelas.

Entre os recursoa utilizados no tratamento do paciente oncológico estão :

  • Terapia manual – liberação miofascial
  • Eletroterapia
  • Fotobiomodulação Laser e LED)
  • Terapia Física Complexa
  • Crochetagem
  • Taping e linfotaping
  • Pressoterapia
  • Cinesioterapia

Fisioterapia na saúde da mulher

A fisioterapia na saúde da mulher atua não só na parte urogenital, mas no corpo feminino como um todo. Hoje mulheres que apresentam constipação intestinal, incontinência urinária, prolapsos genitais, disfunção sexual,  podem recorrer a fisioterapia em busca do tratamento desses inconvenientes. Além disso atuamos como forma preventiva a uma infinidade de problemas de foro íntimo, na preparação para gestação e para o parto, na garantia de um envelhecimento saudável.

Fisioterapia dermato funcional

fisioterapia dermatofuncional é uma especialidade que atua na prevenção, promoção e recuperação do sistema tegumentar (pele), cujo comprometimento pode estar relacionado a alguns distúrbios metabólicos, linfáticos, endócrinos, dermatológicos e  do sistema osteomioarticular. Atua nas disfunções estéticas faciais e corporais como flacidez de pele, a gordura localizada, as estrias, o fibroedema gelóide (celulite),  cicatrizes, pós operatórios previnindo e tratando fibroses e aderências pós cirúrgicas.

Fisioterapia ortopédica e desportiva

Falta texto

Acupuntura

A acupuntura é um tratamento derivado da medicina chinesa e  envolve a inserção de agulhas muito finas através da pele, em determinados locais do corpo para fins terapêuticos ou preventivos, estimula os nervos sensoriais sob a pele e nos músculos do corpo.

Isso resulta no corpo produzindo substâncias naturais, como as endorfinas e opióides endógenos para alívio da dor. Essas substâncias naturalmente liberadas são responsáveis pelos efeitos benéficos experimentados com a acupuntura.

As principais indicações e benefícios da acupuntura são:

  • Dores e processos inflamatórios em geral
  • Doenças e patologias psíquicas
  • Doenças visceraiscomo asma, bronquite, gastrite, angina do peito, colite, rinite.
  • Doenças e sintomas neurológicos como enxaqueca, cefaléias tensionais, cefaléias cervicogênicas, enxaquecas menstruais, fibromialgia, algumas dores neuropáticas.

Nutrição funcional

A Nutrição Funcional aplica a Ciência dos Nutrientes de acordo com a individualidade bioquímica.

Em vez de limitar-se à prescrição de dietas com os alimentos funcionais tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença à outra), a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relacionam com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, os quais acabam por provocar doenças crônicas como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite reumatoide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordens estéticas e alteração na performance física.

A Nutrição Funcional – há mais de 10 anos no Brasil – conta com o respaldo científico do The Institute For Functional Medicine (IFM – EUA) e do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF) fundado em 2004.